Início > Sem categoria > Experiência em Silverlight de um programador Flex – Parte 1

Experiência em Silverlight de um programador Flex – Parte 1

Fala povo…

Faz muito tempo que eu não posto nada mas depois do TechEd 2008 resolvi dar uma estudada no MS Silverlight que no dia 14/10 foi lançado oficialmente.

Pra quem quiser acompanhar os meus testes estou usando:

  1. Visual Web Developer 2008 Express Edition (free)
  2. Silverlight Tools for VS 2008
  3. Silverlight Documentation

Pra variar o meu primeiro projeto chama-se OlaMundoSL e vou escrever passo a passo como foi feito.

Primeiramente baixe o Visual Web Developer 2008 do link acima e instale depois baixe e instale o Silverlight Tools for VS 2008. Depois de tudo instalado já podemos começar a desenvolver nosso Olá Mundo.

  1. Vá em File > New Project
  2. Em Project types você escolhe a linguagem que for da sua preferência e depois no nível Silverlight (eu uso C#)
  3. E nos templates escolha Silverlight Application

    New Project Window

    New Project Window

  4. Depois disso terá uma janela para você escolher as opções do projeto web que eu deixei tudo default.

    Add Silverlight Application

    Add Silverlight Application

  5. Depois disso sua Solution será criada e você poderá notar no Solution Explorer que dois projetos foram criados. O Primeiro dele é o projeto Silverlight onde estará sua aplicação propriamente dita, e o segundo projeto é um projeto web já pré-configurado com javascripts, objects, embbed, bla bla bla… pra exibir o projeto.
  6. Vamos editar o arquivo que ele criou para nós que é o Page.xaml é nesse arquivo que eu vou montar o layout da minha página usando a linguagem de marcação do Silverlight que se chama Extensible Application Markup Language (XAML) não vou entrar em maiores detalhes porque isso aqui não é um curso e sim um rápido overview.
  7. Arrastei alguns controles da Toolbox para o meu código editei algumas propriedades e montei uma telinha bobinha:

    Código do meu arquivo Page.xaml

    Código do meu arquivo Page.xaml

  8. Agora para dar vida vou adicionar um EventHandler no meu btnOk de acordo com a tela abaixo:

    Criando EventHandler

    Criando EventHandler

  9. Depois de feito isso eu vou no meu Solution Explorer clico com o botão direito no arquivo Page.xaml e clico em View Code.
  10. Note que o método Button_Click foi criado no meu Code Behind. Agora eu edito o método pra pegar o conteúdo do TextBox txtTexto e colocar no TextBlock txtResultado como na imagem abaixo:

    Código do Button_Click

    Código do Button_Click

  11. PRONTO! Seu Olá Mundo está funcionando agora basta compilar e rodar com F5 (Debug) ou Ctrl + F5 (Sem Debug).
  12. Voilá!!! Ao digitar “Olá Mundo!” na caixa de Texto ela aparece no espaço ao lado.

    Tela do Olá Mundo

    Tela do Olá Mundo

Considerações Finais

O que eu fiz nesse post é ridículamente fácil e eu sei disso porém eu precisava começar de algum lugar. Comparando com as minhas experiências com o Flex gostei muito do fato de poder usar o C# e o conceito de “Code-behind” nas aplicações do Silverlight, achei também superior a minha experiência com a IDE, o Visual Studio 2008 ajuda muito em pequenas tarefas triviais que no Eclipse usado pelo Flex Builder precisaria fazê-las manualmente. Finalizando espero ter ajudado alguém que está começando assim como eu e espero também aos poucos criar posts melhores e mais complexos. Esse será o primeiro de muitos posts que pretendo publicar…

[]’s
FUI

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

